

O tempo
integral
sendo construído na Escola Municipal Professor Darcy: um território a ser explorado, Inoã.

08 de abril de 2024
Brunna Tavares (Instrutora do eixo 1)
Fábio Mendes Siqueira (Instrutor do eixo 1)
Luiz Carlos de Silva de Pontes (Instrutor do eixo 1)
Luciana Silva de Jesus Sousa (Instrutora do eixo 1)
Bárbara Neves Alves (Instrutor do eixo 2)
Ademir Silva (Instrutor do eixo 2)
Izabela Lima (Instrutor do eixo 2)
João Marcos Garcia Costa (Instrutor do eixo 2)
Renata de Oliveira Ferreira (Instrutora do eixo 3)
Douglas Rodrigues (Instrutor do eixo 4)
Ana Lúcia Pereira da C. de Souza (instrutora do eixo 4)
Paulo César da Silva Lima (Instrutor do eixo 4)
Rejane Baptista (Diretora Geral)
A proposta desta narrativa é trazer uma das vertentes do trabalho pedagógico desenvolvido pela Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro em parceria com o Programa de Educação Integral em Horário Integral (PROMETI) que acontece com o compromisso educativo em todas as dimensões e ordenações pedagógicas para trazer além da ampliação do tempo de permanência na escola, a ludicidade e o dinamismo que são trabalhados nas turmas de 6º e 7º anos no contraturno escolar, complementando os conteúdos da base, que são normalmente aplicados em sala de aula no tempo regular, de escolarização formal.
Esta sempre foi uma demanda para nossa comunidade escolar, sinalizada no Projeto Político Pedagógico, desde 2022, visto que a maioria de nossos alunos vivem em risco social, e oportunizar a ocupação do tempo com atividades diversificadas que tenham significado é a grande meta do tempo integral.
Em 2023, chegaram em nossa Unidade Escolar Instrutores capacitados a proporcionar aos educandos atividades diversificadas e articuladas à utilização do espaço escolar, aprendizados que vão além dos conteúdos tradicionais.

A proposta desta narrativa é trazer uma das vertentes do trabalho pedagógico desenvolvido pela Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro em parceria com o Programa de Educação Integral em Horário Integral (PROMETI) que acontece com o compromisso educativo em todas as dimensões e ordenações pedagógicas para trazer, além da ampliação do tempo de permanência na escola, a ludicidade e o dinamismo que são trabalhados nas turmas de 6º e 7º anos no contraturno escolar, complementando os conteúdos da base, que são normalmente aplicados em sala de aula no tempo regular, de escolarização formal.
Esta sempre foi uma demanda para nossa comunidade escolar, sinalizada no Projeto Político Pedagógico, desde 2022, visto que a maioria de nossos alunos vivem em risco social, e oportunizar a ocupação do tempo com atividades diversificadas que tenham significado é a grande meta do tempo integral.
Em 2023, chegaram em nossa Unidade Escolar Instrutores capacitados a proporcionar aos educandos atividades diversificadas e articuladas à utilização do espaço escolar, aprendizados que vão além dos conteúdos tradicionais.

Diversos eixos explorados por Trilhas de Aprendizagem, com atividades esportivas, culturais e reforço escolar são oferecidos a aproximadamente duzentos alunos divididos em seis turmas.
Como parte integrante de toda comunidade escolar, os instrutores dos eixos do PROMETI foram convidados, juntamente aos professores regentes nas reuniões de planejamento coletivo, a refletirem sobre o território onde os alunos estão inseridos e a realizarem atividades que tenham Inoã como veia condutora e, através das oficinas - de: vídeo e fotografia, dança, música, teatro, artes, grafite, reforço escolar (letramento em Língua Portuguesa e Matemática), práticas esportivas (além dos esportes e defesa feminina), robótica e podcasts, - mostrar um pouco do que têm sido trabalhado e de como os alunos vêm reagindo a essa nova experiência.
Os instrutores expressam suas impressões no desenvolvimento das oficinas nas linhas a seguir:
Eixo I – Língua Portuguesa, Matemática e Língua Estrangeira
Devido ao ambiente de aprendizagem mais imersivo e à maior interação com os professores/Instrutores, espera-se que os alunos estejam mais envolvidos em sua própria educação. Que o ensino integral proporcione um ambiente propício para o desenvolvimento da criatividade e inovação, por meio de projetos e atividades que estimulem a imaginação e o pensamento crítico.
Estimular os alunos com jogos e atividades lúdicas que tornam a matemática mais interessante e divertida, aumentando a motivação e engajamento com a disciplina. Assim os alunos podem compreender conceitos matemáticos de forma mais concreta e significativa, facilitando a retenção do conhecimento ao desenvolver uma variedade de habilidades matemáticas como: raciocínio lógico, resolução de problemas, pensamento crítico, estimativa e habilidades numéricas.
O objetivo é trabalhar não somente a aquisição da linguagem, mas o afetivo emocional. Com propostas dinâmicas e interativas, a expectativa é a de que os alunos sejam alcançados tanto no aprendizado intelectual como no desenvolvimento emocional. É necessário fazê-los conhecer os usos sociais da leitura e escrita, bem como é relevante levá-los a interagir com segurança em seu contexto social.
Os alunos se beneficiam do desenho e da pintura a mão livre e estimulam e aprimoram a coordenação motora existente trabalhando a criatividade, desafiando suas habilidades, ao mesmo tempo em que exploram a criatividade e a expressão artística saindo da rotina diária se conectando com sua criatividade interior.
O objetivo da dança como prática artística no projeto é desenvolver a consciência e a expressão corporal como meios de comunicação. Contribuir para a formação de estruturas corporais e movimentos desde os mais simples até os mais complexos, integrando movimentos, música e ritmo, resgatando de maneira natural e espontânea, as manifestações artísticas de nossa cultura. Estimular a expressão de emoções e sentimentos que auxiliam para a integração social. O projeto também busca integrar pesquisa e ensino tendo a dança como eixo central na formação de participantes. A dança de forma geral, consiste na arte de movimentar o corpo e desempenha um papel vital em nossa sociedade.
Desenvolver atividades artísticas e culturais aplicadas a Artes Visuais e Plásticas, visando o desenvolvimento intelectual e sociocultural dos alunos e alunas.
Além de proporcionar um ambiente livre para o pensamento crítico e criatividade, a oficina de música oferece uma experiência enriquecedora para o desenvolvimento de habilidades musicais, expressão, experimentação de diferentes ritmos e estilos.
Desenvolver com os estudantes um olhar de pertencimento pelo Município de Maricá, desde a Comunidade onde vivem, perpassando pelo Distrito de Inoã, chegando aos demais Distritos da Região, para enxergarem a localização como ambiente/cenário onde suas próprias histórias estão sendo escritas.
A partir desse foco, desejamos muni-los de habilidades para roteirizar histórias verídicas e/ou imaginárias, que sejam capazes de traduzir o contexto onde estão inseridos, por meio de seu olhar, para documentar/registrar este tempo e divulgá-lo a outros contextos (próximos ou distantes), nos tempos presente e futuro.
O meio escolhido para registro foi a produção de materiais audiovisuais. Sendo assim, a Escola busca viabilizar ao longo de todo o ano letivo Oficinas que visam capacitar o estudante para produzir vídeos de qualidade, capazes de atingir o objetivo proposto, desde a concepção da ideia, desenvolvimento de um roteiro coeso e coerente, passando pela preparação do material de gravação, assim como pela preparação da equipe de produção até os recursos de edição e publicação do material, promovendo a cultura maricaense e o trabalho desenvolvido na Escola para todos os cantos onde a Internet puder alcançar. Esta oficina conta com a parceria entre Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura (com um projeto de Vídeo Ambiental do PROAC, o Programa Municipal de Arte e Cultura).
Eixo II – Artes




Eixo III – Práticas Esportivas e Motoras
Eixo III – Práticas Esportivas e Motoras



Eixo IV – Sociedade, Cultura e Tecnologia



Possibilitar aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades corporais, criar espaço de desenvolvimento crítico, respeito às diferenças, solidariedade e cooperação. Participar de atividades culturais como: jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças com finalidade de lazer, prevenção e reabilitação da saúde física e mental.
Eixo IV – Sociedade, Cultura e Tecnologia








Além das oficinas de tecnologia onde se desenvolvem trabalhos como impressão 3D, software... Está sendo criado o Clube de robótica, onde serão desenvolvidas habilidades importantes para nossos alunos: pensamento lógico, resolução de problemas, trabalho em equipe, criatividade, entre outras. Além de tornar o aprendizado das disciplinas mais prático e envolvente, a robótica prepara o aluno para o futuro, onde a tecnologia desempenhará um papel ainda mais importante em diversas áreas. Robótica Darcy rumo às Olimpíadas Brasileira de 2024.
As práticas ativas de ensino nos eixos da educação integral oferecem aos alunos uma gama de oportunidades de aprendizagem. Os alunos são preparados para os desafios futuros quando desenvolvem habilidades como pensamentos críticos, resolução de problemas, colaboração e comunicação.
Ao adotar o programa de educação em tempo integral, a Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro desempenha um papel fundamental no desenvolvimento dos alunos, proporcionando uma abordagem educacional abrangente que visa não apenas o sucesso acadêmico, mas também o desenvolvimento pessoal e socioemocional. Ao promover um ambiente de aprendizagem estimulante e envolvente, a educação integral prepara os alunos para enfrentar os desafios do mundo moderno.
Na oficina de tecnologia também são desenvolvidos podcasts escolares, onde alunos e convidados produzem conteúdos e são desafiados a criarem roteiros e narrarem as histórias semanalmente. O objetivo é que, além de produção de tecnologia, os alunos trabalhem a funcionalidade do texto e imagem como forma de comunicação com a comunidade escolar e com o mundo.



Outra oficina que tem feito parte da grade do integral e, ao mesmo tempo, tem sido desenvolvida por várias turmas da escola no tempo regular é a horta escolar. Com a prática na execução dos canteiros e cuidado diário de manutenção das plantações, várias disciplinas têm utilizado como aprendizado em várias áreas do conhecimento. Além disso, temos utilizado as colheitas na própria alimentação na merenda escolar, ensinando a importância de uma comida saudável dentro e fora do espaço escolar. No mês de março, tivemos a visita da Comitiva do Congo, juntamente com o FNDE, para conhecerem nossa horta e como ela tem sido utilizada como ferramenta pedagógica. Os alunos ficaram encantados com a experiência.
Por fim, completam o integral as turmas de 8º e 9º anos, com atividades de complementação de carga horária com a parceria do Projeto Maricá Esportes e Arena de Lutas (Secretaria de Esportes), para despertar habilidades esportivas, trabalhar a autoestima e formar novos atletas maricaenses. E a capoeira, que é realizada por um profissional voluntário, que tem como intuito trabalhar o sentimento de grupo, as regras de convivência e uma atividade profissional também para o futuro.

As práticas ativas de ensino nos eixos da educação integral oferecem aos alunos uma gama de oportunidades de aprendizagem. Os alunos são preparados para os desafios futuros quando desenvolvem habilidades como pensamentos críticos, resolução de problemas, colaboração e comunicação.
A Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro ao adotar o programa de educação em tempo integral desempenha um papel fundamental no desenvolvimento dos alunos, proporcionando uma abordagem educacional abrangente que visa não apenas o sucesso acadêmico, mas também o desenvolvimento pessoal e socioemocional. Ao promover um ambiente de aprendizagem estimulante e envolvente, a educação integral prepara os alunos para enfrentar os desafios do mundo moderno.
Na oficina de tecnologia também são desenvolvidos podcasts escolares, onde alunos e convidados produzem conteúdos e são desafiados a criarem roteiros e narrarem as histórias de forma semanal. O objetivo é que além de produção de tecnologia, que os alunos trabalhem a funcionalidade do texto e imagem como forma de comunicação com a comunidade escolar e com o mundo.
O vídeo acima foi produzido como resultado do trabalho desenvolvido na Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro, do ano letivo 2023.








